
“O programa chegou na minha vida numa hora excelente, pois estava numa condição social muito ruim, praticava vários tipos de delitos, mas tive a oportunidade de fazer um curso técnico e hoje estou trabalhando num restaurante de comida oriental”, lembrou Wanderson Santos, que hoje está com 23 anos. É para mudar a vida de jovens como ele que foi apresentado, durante seminário nesta quarta-feira (30), o Programa Vida Nova - Centro da Juventude, executado em Petrolina pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). A ação é realizada junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco.
O Programa Vida Nova – Centro da Juventude é um conjunto de ações socioassistenciais e socioeducativas voltadas a um público com idade entre 14 e 30 anos, cujo objetivo é fazer a reinserção de pessoas em situação de rua, risco pessoal e vulnerabilidade social, através de acompanhamento psicológico e pedagógico, atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. Os jovens participam do projeto durante 12 meses. Na primeira metade desse período, o foco do trabalho é na educação para o convívio social e a cidadania. Nos outros seis meses, as ações são voltadas para a área de articulação profissional, com cursos de informática e educação profissional. A meta é contemplar 200 jovens. “O Centro da Juventude vem para resgatar a cidadania dessas pessoas que necessitam, de fato, estarem de volta ao mercado de trabalho e á própria convivência familiar. Todo esse acompanhamento vai fazer com que nós possamos, de fato, trazer esse adolescente , jovem e adulto á vida social novamente”, completa o coordenador administrativo do programa, Willams Soares.
As ações do Vida Nova – Centro da Juventude tiveram efeito na vida de Wanderson a partir de 2009, quando ele entrou no programa e participou de atividades sociais e profissionalizantes, como o curso de panificação industrial, que o permitiu conseguir o emprego no restaurante, como auxiliar de cozinheiro, há um ano e seis meses. “O programa realizou e mudou uma pessoa que não tinha mais condição de voltar á sociedade e hoje está apta a trabalhar e construir sua própria família. A todos os jovens que se interessarem, digo que abracem a oportunidade, porque é excelente”, afirma.
Instituído pelo Decreto Estadual nº 30.874, de 10 de outubro de 2007 e reordenado pelo Decreto nº 39.851, de 19 de setembro deste ano, o Vida Nova - Centro da Juventude está em sua terceira etapa, ampliando a abrangência na faixa etária, que agora é dos 14 aos 30 anos, pois antes era somente de 16 a 28, e também a situação dos beneficiados, atendendo jovens em situação de rua e vulnerabilidade social. “Agora a ação passa a ser de fundo a fundo, pois antes era através de edital, tornando-se um projeto contínuo dentro da política de assistência social”, explica o diretor de Direitos Humanos e Juventude da Sedest, Robson Rocha.
As inscrições para o programa começam na próxima segunda-feira (4) e vão até o dia 8 de novembro, no horário das 7h ás 18h, na sede do local, situada na Rua Francisco Modesto, nº 48. Para participar, é necessária a certidão de nascimento, RG, CPF, Comprovante de Residência e duas fotos 3x4. Mais informações através dos telefones: do programa, 3862-1553, da Diretoria de Direitos Humanos e Juventude, 3862-9153, e da Sedest 3862-9224.
Texto: Raoni Santos
Prefeitura Municipal de Petrolina
(87) 3862-9232
www.petrolina.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário