
No mercado de trabalho, as
empresas sempre estão a procura de líderes cada vez mais preparados para
resolver adversidades com eficiência e talento. Mas como ser um bom líder?
Primeiramente, não existe um
perfil fixo de líder. Cada empresa necessita de qualidades diferentes para as
mais variadas áreas. Ou seja, procure conhecer mais o perfil de onde você
trabalha ou almeja um serviço, pois as empresas costumam escolher as pessoas
pelos traços de personalidade mais condizentes com o empreendimento.
Seja sempre o bom exemplo e
construa sua reputação como líder apenas com boas ações: fale menos e produza
mais. Dedique-se ao máximo para que seus resultados sejam os mais satisfatórios
possíveis. Só desta maneira os seus superiores vão enxergar o verdadeiro instinto
de comando em você.
Outra dica realmente
importante é não tentar aparentar ser aquele líder “infalível” que não precisa
da opinião dos demais funcionários, pois você pode gerar antipatia no ambiente
de trabalho e alimentar a cultura de seus subordinados de se empenhar apenas
quando você está olhando. Peça sempre ajuda a eles, esteja sempre presente,
mostre que eles têm voz ativa para opinar e dar boas ideias para a empresa.
Por último, tente descobrir
em que funções os funcionários desenvolvem as tarefas com melhor qualidade e
delegue o que cada um deve fazer de acordo com o que podem render mais para a
empresa. Mas cuidado para não sobrecarregar ninguém: mesmo quando fazemos o que
gostamos, podemos ficar saturados, se o trabalho nunca tiver fim.
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