O estresse é um mal que atinge 70% dos executivos, segundo o International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR).
As causas são várias: falta de tempo por conta
de sobrecarga ou excesso de trabalho, medo da demissão, baixa autoestima por
não ver perspectiva de crescimento dentro da organização, dentre outras.
Os profissionais precisam aprender a lidar com os
estressores - as fontes de estresse. “Viver sem estresse é uma utopia”, mas especialistas
orientam como você pode lidar com o estresse ou evitá-lo no ambiente
corporativo.
1. Identifique a situação
Determinar se você tem ou não controle sobre uma situação
de irritabilidade é o primeiro passo para eliminar o estresse. “Por exemplo:
não é possível ter controle sobre o comportamento do outro.”
A partir
daí, o profissional deve decidir se vai conviver com a situação ou fugir dela.
No caso de a ocasião gerar muito desconforto, a alternativa pode ser mudar de
área ou buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
“É preciso
rever hábitos e tomar atitudes que promovam, de fato, o bem-estar desejado”. Se
os seus valores e sonhos não condizem com os ideais da empresa em que trabalha,
o melhor é procurar uma nova colocação.
2. Jamais aja por impulso
O profissional precisa identificar os sintomas
do estresse. Para isso, deve avaliar a frequência e a intensidade desses sinais
(ansiedade, baixa autoestima etc). Quando eles aparecerem, é necessário adotar
um comportamento racional. “É o que chamamos de trabalho de prevenção”.
Em muitos casos, o profissional incorpora uma
conduta defensiva por dificuldades em gerenciar o estresse, originado por
mecanismos internos ou externos. Mas dependendo da razão da irritabilidade, uma conversa com o chefe pode solucionar o
problema.
3. Administre o tempo
É preciso fazer pausas durante o expediente. “De
duas em duas horas, faça pausas de cinco minutos. Vá tomar um café, falar sobre
o churrasco do fim de semana.”
O profissional
deve ainda planejar o dia de trabalho. Porém, é necessário considerar as
circunstâncias não previstas. “Imprevistos acontecem. Quando surgirem, você
terá de reorganizar suas tarefas.”
4. Cuide da saúde
Profissionais
que adotam um estilo de vida saudável se recompõem de situações estressantes
mais rápido. A recomendação é dormir bem, alimentar-se adequadamente, praticar
atividade física sob orientação de um profissional capacitado.
“Se você não
gosta de fazer exercícios, fixe-se nos benefícios que a prática pode lhe
proporcionar”. Outra dica é o exercício de relaxamento. A respiração abdominal profunda, por exemplo,
pode trazer conforto físico e tranquilidade emocional.
5. Trabalhe por “estímulo”
“Encare o
trabalho como um estímulo encorajador”. Mesmo que a atividade não provoque no
profissional o prazer almejado, ele deve compreender que às vezes é necessário
passar por etapas indesejadas para alcançar metas e objetivos.
“Por
exemplo: um profissional que deseja ter sua própria empresa no segmento de
vendas precisará passar pela experiência de vendedor, galgar o cargo de
supervisor, talvez gerente. Ele vai necessitar de todo um background para
conquistar a autonomia.”.
6. Dedique-se à vida pessoal. Cultive
relacionamentos
Não deixe
que a correria do dia a dia distancie você dos seus relacionamentos. Da mesma
maneira, não pare de praticar ou de participar de tarefas que lhe são
prazerosas. “ Atividades que sirvam de respaldo para aliviar as tensões
diárias”.
Há também a prática da religiosidade, por exemplo, que pode
ser um exercício fundamental para o alcance do equilíbrio emocional.
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